Dentre os meus favoritos desse ano, que foram quase todos, está "A invenção de Hugo Cabret", que foi indicado a 11 Oscar, e faturou melhor direção de artes, entre outras. Dirigido pelo sensacional Martin Scorsese, o filme foi criado para ser em 3D! A adaptação é de um livro infantil, nota-se pelo título, porém o filme tem uma pegada sensacional que amantes do cinema irão se deliciar.
Bem, o filme gira em torno de Hugo um menino que perdeu seu pai muito cedo, e teve que morar com o tio na torre de um relógio dentro da estação. Então desde pequeno Hugo já sabia consertar relógios, ofício de seu pai e que o menino adorava. A única lembrança que o pequeno órfão tem é um robô que seu pai vinha tentando colocar para funcionar a anos.
No meio da estação Hugo conhece suas mais nova amiga e cúmplice Isabelle, que tem a chave certa que abre a fechadura do robô. Daí começa todo o suspense. Isabelle também é neta de George, figura chave para o desenrolar do filme. Interessante é observar que a trama se passa nos anos 30, então todo o cenário e figurino é esplendido.
Agora o que é mais interessante, "A invenção de Hugo Cabret" faz um tour pela história do cinema. Começando pelos irmão Lumiére, os primeiros filmes do cinema, e chega aos primórdios dos efeitos especiais, com George Méliés. É ótimo assistir ao filme e ver cenas reais da história cinematográfica.
Aos amantes do cinema fica a dica!